Diet & Light - Qual a diferença?- Parte 1-


   Alimentos diet ou light não têm necessariamente, como se pensa, o conteúdo de açúcares ou energia reduzido. O termo diet ou light pode estar fazendo referência à outros nutrientes, como por exemplo: gorduras, proteínas, sódio, entre outros. Por isso é fundamental a leitura adequada dos rótulos.

Alimentos DIET
   São alimentos formulados para grupos "específicos" da população que apresentam condições de saúde especifica. Apresentam na sua composição quantidades insignificantes ou são totalmente isentos de algum nutriente, podendo este nutriente ser ou não o açúcar.

Exemplo:
   "Alimento diet" para dieta com restrição de açúcar (diabéticos) - Este alimento deverá conter quantidade insignificante ou ser isento, neste caso, de açúcar de adição, mas não significa que tenha menor valor calórico .


Alimentos LIGHT
   Apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzido, no mínimo em 25%, quando comparado ao seu original. O consumidor deve observar em que nutriente o alimento é considerado light.

Exemplo:
   Alimento light em gordura, ou em açúcar, ou em sódio, ou em calorias...


É preciso entender:
Diet
   Quantidade insignificante ou totalmente isento de um nutriente específico, podendo ter o mesmo valor calórico ou não.

Light
   Quantidade do nutriente ou do valor calórico reduzida, no mínimo em 25%, quando comparado ao seu original.

Em síntese:
   A informação "diet ou light" é de grande importância, mas devemos ler o resto do rótulo procurando saber se diet ou light e em qual nutriente específico.

Fonte:
Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação aos consumidores, ANVISA.

Gosta de ler sobre, Moda, Vestuário, Bolsas... recomendo www.bolsafemininacc.com.br

Comentários