Prevenção: Câncer do Intestino e Alimentação



Prevenção

Por que se preocupar com o câncer de intestino?

   Embora possa ser prevenido, é um dos cânceres mais frequentes no mundo. No Brasil, ele é o 3º mais diagnosticado. Segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), este tipo de câncer acometerá mais de 28 mil pessoas, em 2010, somente no Brasil.

Quando o seu diagnostico ocorre em fases iniciais, é frequentemente curável.

 

8 Dicas para a Prevenção

 

1. Faça uma dieta balanceada. Alimentos ricos em gordura, colesterol e carne estão associados ao maior risco de câncer de intestino. Coma boa quantidade de fibras, encontradas nas frutas, verduras, legumes e cereais (aveia, farelo de trigo, grãos). As fibras têm um efeito protetor.  

2. Mantenha um peso saudável. Pessoas obesas parecem ter maior risco de desenvolver câncer de intestino.

3. Faça exercícios. Fazer atividades físicas pode diminuir o risco de câncer de intestino. Pratique no mínimo 30 minutos de atividades físicas 3 vezes por semana. 

4. Se você tem mais de 50 anos, converse com seu médico sobre o exame de colonoscopia. Pólipos, que podem dar origem ao câncer, são mais frequentes por volta dos 50 anos. Sendo assim, fazer o rastreamento a partir desta idade é uma ótima maneira de prevenção.

5. Aprenda sobre a história médica da sua família. Uma história familiar de pólipos e câncer pode aumentar o risco de câncer de intestino. 

6. Fale com seu médico sobre os seus antecedentes médicos. Passado de pólipos e câncer ou inflamação crônica do intestino aumentam o risco de desenvolver câncer de intestino.  

7. Não fume. O tabagismo é um fator de risco também para o câncer de intestino, principalmente porque a fumaça ingerida transporta substâncias prejudiciais até o intestino.

8. Procure um médico se você apresenta qualquer sintoma que leve a suspeitar de câncer de intestino. Em estágios avançados pode causar diarreia, prisão de ventre, cólicas na barriga, sangue nas fezes e perda de peso.

Fontes:
1. Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (www.abrapreci.org.br) 
2. Instituto Nacional de Câncer (www.inca.gov.br). Estimativa 2010 - Incidência de câncer no Brasil.

Comentários