Suplementos vitamínicos e Minerais - "Devo ou não devo", ingerir suplementos? - Parte 1



Antes de responder esta pergunta, vejamos as conclusões de alguns pesquisadores e de reconhecidas Instituições, com a mesma dúvida do leitor, na tentativa de obter “a resposta” sobre o uso de vitaminas e minerais no “combate” contra os chamados radicais livres.

1) National Institute of Cancer (2007) – Suplementação x Câncer de próstata
Resultados:
“O uso excessivo de suplementos vitamínicos pode estar associado ao maior risco de câncer de próstata”.

2) Hospital Johns Hopkins – Suplementação x Aterosclerose
Conclusão, após análise de 11 relevantes pesquisas (ensaios randomizados e controlados):
“Os resultados foram muito decepcionantes”;
“Nenhuma das formas de suplementação reduziu a progressão da aterosclerose”;
“O uso disseminado de suplementos de vitaminas e minerais para prevenir a aterosclerose não é sustentado por evidência científicas”

3) Bjelakovic e seus colaboradores – Suplementação x Câncer de esôfago, gástrico, colorretal, pancreático ou de fígado X Mortalidade
Foram analisados pela equipe do Dr. Bjelakovic, 14 pesquisas rigorosamente controladas, envolvendo mais de 170 mil participantes.
Resultados:
“Não se encontrou nenhuma proteção contra câncer”
Resultado Inesperado:
“Os consumidores de suplementos tiveram uma taxa maior de morte prematura”

4) Journal of the American Medical Association - Bjelakovic e seus colaboradores – Suplementação X Prováveis Benefícios X Mortalidade
Em outra metanálise, a equipe de Bjelakovic, analisou 67 estudos randomizados, cegos e controlados por placebo, com uma amostra total de 230 mil participantes.
Resultados:
-Similares ao anterior-
“Não encontramos benefícios advindos do uso de suplementos”
“O consumo de vitamina E, beta-caroteno e vitamina A, foi associado a um aumento do risco de mortalidade de, respectivamente, 4%, 7% e 16%, enquanto não houve nenhum aumento desse perigo com a vitamina C ou o selênio”

Estes resultados, no mínimo, devem nos fazer agir com mais cautela. Não acredito que os suplementos estão nos matando, mas há evidências cada vez maiores de que devemos obter nossas vitaminas e minerais dos alimentos e não dos “comprimidos”.

Comentários