Aleitamento materno - Mitos e Tabus

Nutricionista Rio de Janeiro RJ Barra da Tijuca Copacabana
Nutricionista Benevenuto, LC
   Ainda, nos dias atuais, constatamos preconceitos e crendices relacionadas a diversos alimentos e práticas alimentares, principalmente durante a amamentação, contribuindo negativamente para o seu sucesso. 
   Avaliamos os principais mitos e tabus relacionados à prática do aleitamento materno entrevistando mulheres em amamentação. 

   Noventa porcento das mães acreditavam que a amamentação exclusiva deveria ocorrer durante o período de 4-6 meses e que seria o alimento mais completo para o bebê (SIM- até 6 meses). 
   
   Em relação a duração da mamada, 60% acreditavam que a mesma deveria ser realizada a cada duas horas (NÃO - deve ser por livre demanda) e que a produção de "leite maduro" ocorria antes do nascimento do bebê, 55% (NÃO - existe antes o Colostro e o "Leite de Transição"). 

   Os principais tabús relacionados a produção de leite foram “comer canjica” (72,5%); “ingerir sopa de farinha de milho” (67,5%), “beber leite”  (65%) e “cerveja preta” (25%) (NÃO - Nenhum destes alimentos aumenta a produção de leite)
   
   Fatores relacionados à ingestão de alimentos pelas mães também foram identificados como crenças. Cerca de 32,5% e 30% acreditavam, respectivamente, que o hábito de “comer peixe”  provocava cólicas no bebê e que comida requentada fazia mal para as mães (NÃO - não existe esta relação). 

   Estes resultados permitem concluir que existe uma alta freqüência de mitos relacionados à amamentação, principalmente aqueles referentes ao aumento da produção de leite, e que estes poderão comprometer o sucesso da lactação.

   É importante que a mulher em período de amamentação busque o auxílio de um profissional da área da saúde, para uma amamentação bem sucedida.

Contínua:
Tipos de Aleitamento Materno
Aleitamento Materno - Mitos e Tabus


Fonte: III Seminário de Inicição Científica, UNIUBE
Acadêmicas: Cláudia N. Oliveira, Adriana  M. Caetano, Isabella R. A. Pinto e Patrícia O. do Vale
Orientedores: Profª Ms. Anelise Bezerra de Vasconcelos e Prof. Ms. Luís Cláudio Benevenuto 

Comentários