Obesidade na Gestação, Aumenta Risco de Morte Fetal e Infantil


Excesso de Peso Aumenta Chances de Gestante ter Hipertensão e Diabetes.

      
              Mulheres que estão obesas no início da gravidez correm risco significativamente maior de seu bebê morrer antes, durante ou até um ano após o nascimento, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido.
       Uma das razões para o aumento do risco de morte fetal e infantil em mulheres obesas foi a maior incidência de mortes por pré-eclâmpsia, uma complicação séria na gravidez caracterizada por pressão arterial elevada e proteína na urina.
       Mulheres obesas têm ainda mais risco de sofrer de hipertensão ou diabetes durante a gravidez, o que pode prejudicar o desenvolvimento do feto, explica a coautora do estudo Judith Rankin, professora de epidemiologia materna e perinatal da Universidade de Newcastle. Compreender os riscos associados à obesidade é útil para os profissionais de saúde no atendimento a mulheres grávidas para que o monitoramento possa ser feito corretamente.
       Os pesquisadores da Universidade de Newcastle estudaram 40.932 partos, em cinco maternidades no norte da Inglaterra, entre os anos de 2003 a 2005. Eles descobriram que as mulheres que eram obesas no início da gravidez tiveram quase o dobro do risco de o bebê morrer dentro do útero ou até um ano após o nascimento (mortalidade infantil) do que as mulheres que tinham o considerado peso normal, ou seja, com IMC (índice de massa corporal) entre 18,5 e 24,5 kg/m2.
       O estudo estima que haja cerca de mais oito mortes fetais e infantis por mil nascimentos entre mulheres obesas do que entre as mulheres de peso normal. O risco total entre as mulheres obesas foi de 16 em cada 1.000 nascimentos (1,6%) em comparação com cerca de 9.000 mil nascimentos (0,9%) em mulheres com peso normal. As mulheres obesas foram classificadas como tendo um IMC de 30 kg/m2 ou mais, explica Ruth Bell, diretora adjunta da Maternidade Regional Survey Office.
- É importante lembrar que a maioria das mulheres no Reino Unido terá um bebê saudável, independentemente do seu peso no início da gravidez. O que é fundamental é que as mulheres devam ser ajudadas a alcançar um peso saudável antes de engravidar ou após o nascimento do bebê.
       Para Bell, as mulheres não devem tentar perder peso durante a gravidez, mas devem garantir uma dieta saudável e equilibrada antes, durante e depois".


Fonte: O Globo, 2011.

Comentários