8 Dúvidas sobre Chocolate: espinha, afrodisíaco, diet, light, atividade, calorias....


1) Qual o valor calórico de 100 gramas de chocolate?

Chocolate ao leite- 540 Kcal; 
Chocolate, ao leite, c/ castanha do Pará- 559 Kcal; 
Chocolate, ao leite, dietético– 557 Kcal; 
Chocolate, meio amargo– 475 Kcal.

2) Quanto tempo de atividade necessito para “queimar” 100 gramas de chocolate?
Andando de bicicleta– 2h; Caminhando acelerado– 1h; Nadando Crawl– 1h


3) Qual diferença entre os chocolates?
O amargo possui maior quantidade de cacau, e por isso é mais saudável. O chocolate ao leite , leva o acréscimo de leite integral, mais açúcar e apresenta menos cacau. O branco, não possui o cacau em si, mas possui uma grande quantidade de manteiga de cacau, além do açúcar e do leite em pó integral.

4) Qual o é o efeito dele na pele? Dá espinha?
Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate, neste caso, deve-se evitar o execesso.

5) O "diet" e o "light", também, podem engordar?
Como não tem açúcar na composição, o teor de gordura do "diet" precisa ser maior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos o diet, chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica. Já os "light" têm menos gordura e, por isso, menos calorias, sendo mais indicados para o controle de peso.

6) Quem não deve comer chocolate de jeito nenhum?
Pessoas sensíveis podem ter enxaqueca provocada por alergias. A diarréia pode ser causada pelo consumo excessivo, devido ao alto teor de gordura, razão pela qual pessoas com problemas no fígado devem evitá-lo. Estima-se também que de 10% a 15% das pessoas com doenças labirínticas tenham problemas com o metabolismo de açúcar.


7) Como são os chocolates especiais para pessoas intolerantes e alérgicas, à lactose e ao glúten?
A maioria dos produtos voltados a pessoas com intolerância à lactose utiliza o leite de soja no lugar do leite de origem animal. Como alternativa, existe o chocolate amargo, que não leva leite na sua composição. Já as pessoas com intolerância ao glúten devem consultar as informações no rótulo do produto para se certificar que o recheio ou os outros ingredientes são livres da substância. Chocolate puro não contém glúten.

8) Chocolate é afrodisíaco?
Dessa crença popular, difundida há séculos, o que se sabe é que ele estabiliza neurotransmissores relacionados a sensações prazerosas, como a dopamina e a serotonina, e favorece a liberação de endorfinas e encefalinas que produzem o prazer.

Se gostou, não esqueça de Curtir meu Facebook


Leia também: Chocolate Parte 1
Veja a entrevista, no youtube, com Dr Benevenuto: Veja o vídeo


Comentários