Macarrão: Pode ou não Pode ???


    As refeições baseadas em massas alimentícias são apreciadas em várias culturas no mundo todo, uma vez que são versáteis e facilmente adaptáveis a ingredientes regionais ou sazonais. Entretanto, muitas vezes acabam banidas do cardápio por serem consideradas "inimigas da balança". O que não, necessariamente, é uma verdade. 
    
   Refeições com massas alimentícias que sejam variadas e balanceadas podem ser consumidas naturalmente. Conheça agora alguns mitos e verdades sobre dietas com macarrão.


Mito - Diabético não pode comer arroz e macarrão.

Verdade - Pode sim, desde que esteja na cota de carboidrato de sua dieta. Num momento em que a obesidade e diabetes aumentam em todo o mundo, as refeições com massas alimentícias e outros alimentos de baixo índice glicêmico podem ajudar a controlar a glicemia e o peso corporal, especialmente em indivíduos com sobrepeso ou obesidade. O índice glicêmico é um dos vários fatores que influenciam a saudabilidade dos alimentos.

Mito - Macarrão engorda e deve ser banido do cardápio.

Verdade - O ganho de peso não é causado por um alimento em particular. O macarrão quando consumido em porções adequadas e combinado com legumes, verduras e outros alimentos pouco calóricos não contribui para o ganho de peso. Ademais, o macarrão pode ser um aliado para quem faz dieta alimentar associada a prática de exercícios, mas cuidado com o excesso e com as calorias do molho. Pesquisas científicas apoiam cada vez mais a importância da dieta como um todo ao invés de alimentos ou nutrientes consumidos individualmente. Muitos ensaios clínicos confirmam que é o excesso de calorias, e não de carboidratos, o responsável pela obesidade. As dietas com sucesso em promover a redução de peso baseiam-se em proporções variáveis, adequadas e saudáveis de carboidratos, gorduras e proteínas. Todos estes três macronutrientes em equilíbrio são essenciais para uma dieta individualizada e que pode ser seguida ao longo da vida. Além disso, dietas muito pobres em carboidratos podem não ser seguras a longo prazo.

Mito - Comer macarrão desacelera o metabolismo.

Verdade - O macarrão é um alimento fonte de carboidrato e seu consumo adequado não interfere no metabolismo. Os carboidratos são a principal fonte de glicose para o corpo, sendo esta o principal combustível (ou fonte de energia) para o cérebro, células vermelhas sanguíneas (hemoglobinas), sistema nervoso central e outras funções corporais. Além disso, as refeições saudáveis com massas alimentícias são um componente chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo, como a dieta Mediterrânea, já comprovada cientificamente. Os padrões alimentares tradicionais conferem mais benefícios para a saúde do que os atuais padrões ocidentais.

Mito - dieta só de proteína ou só de carboidratos é o segredo para mudar o corpo.

Verdade - Dietas exclusivas, ou só de carboidratos presentes no pão e no macarrão ou só de proteínas (presentes na carne), oferecem maior risco de contrair doenças.


Atenção: 
   
   No "dia da macarronada", geralmente aos domingos, o brasileiro troca uma refeição que deveria conter arroz, feijão, vegetais e carne, por outro prato contendo basicamente macarrão, muitas vezes com molho branco, e ainda repete. Fica claro que, no dia da macarronada a ingestão de carboidratos e de calorias acaba sendo muito maior, em função do maior volume ingerido de massas. Aprecie com moderação.

Um grande abraço e um excelente fim de semana.
Dr Benevenuto,
 
Se gostou, não esqueça de Compartilharr no Facebook


Comentários

  1. Muito bom esse post Dr. Aprendi demais com isso. apesar de não comer macarrão a muito tempo (mais de 6 meses). Mas vou começar a rever os meus conceitos sobre isso. Obrigado e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário