Óleo de peixe e seus benefícios


Rica em ácidos graxos ômega-3, a composição do óleo de peixe pode trazer benefícios para a saúde das pessoas. Para mais informações, acompanhe a entrevista, para o Jornal Valia da Vale do Rio Doce, com o nutricionista Membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, Dr. Luís Cláudio Benevenuto.


Valia em Dia: Qualquer pessoa pode consumir cápsulas de óleo de peixe ou existe alguma contraindicação?
Nutricionista, Dr. Luís Cláudio Benevenuto: O óleo de peixe é constituído pelos chamados ácidos graxos ômega-3 (ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenóico e ácido docosahexanóico), um tipo de gordura polinsaturada encontrada principalmente
nos tecidos de peixes marinhos de água fria. São chamados também de “essenciais” porque não podem ser sintetizados pelo corpo e devem, então, ser consumidos na dieta. Não há contraindicação dentro dos níveis recomendados, e todos devemos consumir ácidos graxos ômega-3, mas principalmente através dos alimentos e, em alguns casos, complementando a ingestão via suplementação.

Valia em Dia: Como essas cápsulas devem ser tomadas?
NutricionistaDr. Luís Cláudio Benevenuto: A American Heart Association recomenda que adultos saudáveis ingiram pelo menos duas porções semanais de peixe, principalmente cavala, arenque, truta, sardinha, atum e salmão. Sendo necessária a suplementação, as recomendações globais de ácidos graxos ômega-3 para prevenção primária de doenças coronarianas e manutenção da saúde cardiovascular correspondem à ingestão mínima de 500mg/dia em adultos saudáveis. Pesquisas apontam que pessoas que possuem níveis de triglicérides elevados, pressão arterial alta e doença arterial coronária, podem precisar de 2 a 6 gramas/dia. Pacientes que ingiram mais de 3 gramas do ácido graxo ômega-3 só devem fazê-lo sob orientação médica ou do nutricionista. Porém, é importante ressaltar que o órgão de saúde americano alerta que ingerir altas doses pode causar “sangramento excessivo” em algumas pessoas. Geralmente, as cápsulas apresentam 1000mg de ácidos graxos ômega-3 por unidade e a recomendação dependerá da necessidade do paciente, por exemplo, de 1 a 4 cápsulas por dia (1000mg por cápsula).
Valia em Dia: O que o óleo de peixe faz no organismo do indivíduo?
NutricionistaDr. Luís Cláudio Benevenuto: A ingestão do ômega-3 auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol pode favorecer o aumento do colesterol bom, HDL. Possui ainda importante papel antiinflamatório.
Valia em Dia: Quais são as primeiras mudanças percebidas ao começar a fazer uso dessa substância?
NutricionistaDr. Luís Cláudio Benevenuto: Os ácidos graxos ômega-3 afetam o coração de forma positiva. Eles fazem com que diminua a formação de coágulos que prejudicam o funcionamento cardíaco e protegem contra as batidas irregulares do coração que causam a morte cardíaca súbita.

Fonte: Valia

Gostou? Conhece alguém que necessita desta informação? 
Compartilhe no Facebook !!!

Nutricionista Copacabana - Nutricionista Barra da Tijuca

Comentários