Mais rigor contra publicidade de alimentos para crianças

Nutricionista Rio de Janeiro RJ
Nutricionista Barra da Tijuca Copacana - Dr. Benevenuto, LC

   A estimativa da OMS é de que mais de 42 milhões de crianças com menos de cinco anos estejam acima do peso ou sofram de obesidade até o fim de 2010 - das quais 35 milhões de crianças de países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. A OMS se diz profundamente preocupada com esses números e ressalta a forte influência da publicidade na formação de hábitos alimentares não saudáveis. No Brasil, o assunto está em discussão na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2006.

   Em maio último, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma lista de recomendações internacionais para que os governos regulamentem a publicidade de alimentos e bebidas não saudáveis para crianças. Para a OMS, os governos internacionais têm a responsabilidade de desenvolver políticas públicas que reduzam o impacto do marketing de alimentos e bebidas com baixo teor nutricional para as crianças. Com esse objetivo, uma das orientações pede a proibição de comunicação mercadológica desse tipo de produto em ambientes dedicados às crianças, como escolas e playgrounds. O documento foi aprovado por 27 países durante a 63ª Assembléia Mundial de Saúde (World Health Assembly - WHA), realizada em Genebra(Suíça).

Fonte: Conselho Federal de Nutrição

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