Carnaval & Nutrição - 5 Dicas


    Uma das festas mais esperadas do ano começou e, falando de carnaval, vem logo à mente: folga, extravasar, brincar, comer, beber... 
 
   Os resultados, logo após a folia, são: cansaço, indisposição e alguns ou, quem sabe, muitos arrependimentos. O que fazer para aproveitar os dias de festa e manter a disposição para seguir a vida sem comprometer sua saúde ???
Seguem 5 dicas, para o paciente folião:

1- DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos) - Na rua, praia,... há uma oferta de produtos de aparência bem duvidosa, então, fique atento as condições de higiene do local e de seus manipuladores. Na dúvida, não compre. Saiba que as intoxicações de origem alimentar podem ocasionar, diarréia, vômitos e até matar.

2- Hidratação – A exposição ao sol e a excessiva ingestão de bebida alcoólica, levam a desidratação. Mantenha um consumo entre 2 a 3 litros de líquidos por dia (água, sucos de frutas e água de coco). A desidratação compromete as funções orgânicas e consequentemente o “pular carnaval”. 

3– Carboidratos - Em uma noite “pulando carnaval”, você pode gastar uma energia de, aproximadamente, 800 Kcal, uma verdadeira atividade física. Como o músculo necessita de carboidrato, como fonte de energia, antes de sair para folia, não se esqueça de ingerir um pouco de arroz, batata, pão... A baixa de carboidrato no sangue (hipoglicemia), pode levar você a apresentar “tonteira” e exaustão física, por exemplo.

4- jejum - Coma a cada 3 ou 4 horas. Escolha alimentos “leves”, que forneçam energia, hidratação e sejam de fácil digestão, como: frutas, sucos, barras de cereais,... Desta forma, você repõe, em pequenas doses, a energia que o organismo precisa para a “maratona do carnaval”. A ausência de energia, limita a atividade física.

5- Alimentos gordurosos – São mais calóricos e favorecerem o ganho de peso, além de tornar a digestão mais lenta, dando aquela sensação de plenitude e prostração, após seu consumo. Dê preferência aos grelhados, assados e carnes magras. Lembre-se que a indisposição, não é bem vinda nesta festa.
  
Um grande abraço e tenha um ótimo carnaval
Cordialmente,
Dr. Benevenuto, L.C.

Comentários