Nutrição: 50 erros que fazem engordar - parte 2


    Entrevista com o nutricionista Dr Benevenuto, para o Portal Terra, sobre 50 erros comuns na alimentação do brasileiro, e orientações simples de como evitar estes hábitos.
Tomar chás laxativos e diuréticos em excesso
   Quem toma chás laxativos ou diuréticos para diminuir as medidas, pode estar fazendo um esforço à toa. "Para perda de peso não faz sentido, porque isso leva a perda de liquido (água) e a desidratação", explica o nutricionista Luis Claudio Benevenuto. No caso dos chás laxativos, o maior problema é dar ao organismo um péssimo costume. "Tomando frequentemente, o corpo vai se adaptar, e a dosagem para levar ao efeito laxativo terá que ser ampliada. Este hábito não é interessante porque não resolve a causa base, ingestão excessiva e sedentarismo", frisa.

Fazer apenas três refeições diárias
   A indicação dos especialistas é que sejam feitas pelo menos seis refeições ao dia. "As pesquisas mostram que a omissão de refeições está diretamente relacionada à obesidade", explica o nutricionista Luis Claudio Benevenuto. Ele reforça que, entre as refeições principais, frutas, iogurte, biscoitos ou barra de cereais são opções para diminuir o buraco no estômago. "Se a pessoa vai almoçar com essa sensação de fome a chance dela errar é imensamente maior, porque não vai fazer as escolhas pelo racional, e sim pelo emocional", ressalta o especialista.

Substituir alimentação por álcool
   Nos fins de semana é comum as pessoas abusarem no álcool, e, muitas vezes, acabam até mesmo se esquecendo de comer. Além disso, deixam de lado a disciplina seguida durante a semana e não contam as calorias do que estão bebendo. De acordo com o nutricionista Luis Claudio Benevenuto, um chope de 300ml, em média tem 120 calorias. "Se uma pessoa tomar 10 chopes em uma noite, vai ingerir 1200 calorias. O álcool é convertido em gordura e, ainda, aumenta os triglicérides", afirma.
Tomar leite durante ou logo depois da refeição
   Este é um hábito muito comum entre as crianças. Alguns adultos também costumam tomar um café com leite ou cappuccino, logo após a refeição. Segundo explica o nutricionista Luis Claudio Benevenuto este é um hábito ruim, pois o cálcio do leite compete com o ferro pelo mesmo canal de absorção. Isso vale também para sobremesas ricas em leite. "Se você almoça e logo depois toma leite, gera essa competição e isso pode ocasionar uma menor absorção de ferro", explica. Em contraposição, um suco rico em vitamina C ajuda na boa absorção do ferro, orienta o especialista.
Exagerar na barra de cereal ou granola
   As barrinhas de cereal e a granola têm um estigma de serem saudáveis e, por serem ricas em fibras, enganam a fome. Mas o nutricionista Luis Claudio Benevenuto questiona: "o tipo de padrão padrão alimentar que você está tentando implementar será viável para o resto da vida?". Se a resposta for não, ele explica que a chance da pessoa enjoar do alimento e voltar a se alimentar de maneira errada é bem grande, em função da monotonia de sua dieta. A recomendação, neste caso, é buscar uma reeducação alimentar. "É melhor você perder três quilos em paz do que seis em sacrifício, porque isso tem data de validade', reforça.


Leia Mais: 50 erros - parte 1
Fonte: Portal Terra (matéria completa)

Comentários