Páscoa: Chocolate, um santo remédio???


   O repórter Mário Belizário, entrevista o nutricionista Luís Cláudio Benevenuto, sobre os prós e contras do consumo de chocolates. 
  
   Para você que é chocólatra. você sabia que o chocolate é considerado um santo remédio, o livro “O poder da cura através do chocolate”, afirma que o mesmo possui o dom de diminuir o mal humor, repõe as energias e pode ser benéfico ao coração. Mas será que o chocolate apresenta realmente todos esses benefícios??? 
   Vamos saber mais sobre este assunto, conversando com o nutricionista Dr. Benevenuto.

Síntese da Entrevista:
Mário Belizário: O chocolate apresenta realmente todos esses benefícios e pode ser considerado um santo remédio? 
Nutricionista, Dr Benevenuto: Geralmente temos os dois lados da moeda, quanto ao lado positivo, ele realmente apresenta em sua composição a presença de flavonóides que responderiam pelos benefícios ao coração, possui um elevado valor energético, que pode ser positivo para atletas, por exemplo, e interfere na produção de hormônios, trazendo esta sensação de bem-estar. Por outro lado, seu elevado valor calórico, pode ser o vilão de muitas dietas, comprometendo a manutenção, a perda de peso e interferindo negativamente nos benefícios citados.

Mário Belizário: Sendo um alimento gorduroso, como pode ser benéfico ao coração?
Nutricionista, Dr Benevenuto: Este benefício está relacionado aos flavomoides, presentes no cacau, substâncias antioxidantes que combatem os chamados radicais livres e auxiliam a diminuir os níveis de LDL (mal colesterol). Assim, o benefício está limitado aos chocolates que possuem mais cacau, como os chocolates amargos. Ao contrário, os chocolates ao leite e os brancos, apresentam menos cacau e mais gordura saturada, podendo ser maléfico ao coração.

Mário Belizário: O chocolate pode ser um remédio contra o mau humor?
Nutricionista, Dr Benevenuto: As pesquisa apontam nesta direção. O chocolate pode estimular a produção de serotonina, que atua no sistema nervoso central, levando a esta sensação de prazer e de bem-estar

Mário Belizário: Qual seria, então, a dose diária recomendada?
Nutricionista, Dr Benevenuto: É bom esclarecer, que o chocolate também é um doce, e que o consumo de doces não deve ser estimulado. A OMS (Organização Mundial de Saúde), não incentiva o consumo de doces ou chocolates, principalmente na infância. Ao optar pelo consumo, os guias alimentares, determinam uma porção diária de 20g. Alguns autores defendem um consumo de até 50g, para obter seus benefícios. Vale lembrar que as calorias vindas do consumo de chocolate devem estar dentro de sua necessidade calórica diária e que qualquer excedente pode contribuir para o ganho de peso.

Mário Belizário: É verdade que o chocolate pode trazer um alívio aos sintomas da TPM? 
Nutricionista, Dr Benevenuto: Mais uma vez, a serotonina pode ser a responsável por este alivio, aumentando a sensação de prazer e bem-estar, como citado anteriormente. Havendo necessidade e se possível for, o consumo deve ficar em 20g diários.

Mário Belizário: O chocolate pode levar à dependência?
Nutricionista, Dr Benevenuto: As pesquisas citam que a cafeína e a teobromina, presentes no chocolate, podem levar a esta dependência. Falamos também que o consumo de chocolate, por causa da serotonina, está relacionado à sensação de prazer, e as pessoas aumentam seu consumo, justamente, em busca deste prazer. 

Entrevista completa: Clique Aqui

Comentários